top of page

Ter Propósito - Uma Vida com Significado


Como um recomeço, todo início de novo ciclo requer de nós força, coragem e determinação. Cada passo desse novo ciclo é de extrema importância para se chegar aonde se quer chegar.

O passo que eu trago hoje é como se fosse o combustível que irá trazer toda a energia necessária durante todo o novo ciclo, O PROPÓSITO.


5º. Passo – Ter um propósito

Ter propósito é saber dar direção ao que você quer dar à sua vida. Viver a vida de acordo com o seu propósito abre para você a porta da prosperidade e da felicidade. Responda às seguintes perguntas: O que é importante para você? O que faz você feliz? Quais são seus sonhos? O que faz seu coração vibrar?

Sem propósito você fica sem direção, sem rumo. Encontrar seu propósito é um passo importante para uma mudança de vida, para recomeçar.


O ser humano, naturalmente, busca significado para tudo o que está a sua volta. O significado gera motivação, sinaliza um ponto a alcançar, faz com que entremos em ação.

Quando você compra alguma coisa, ela só é comprada porque tem um significado para você. Quando você faz uma viagem, você só faz a viagem porque tem um significado. Quando você ama alguém, ama pois ela é significativa para você.

É a mesma coisa com a vida. Quando ela tem um significado, você vive com mais entusiasmo, com a sensação de que está construindo algo importante.

Esse significado faz parte do propósito de vida. De maneira bem resumida, o propósito de vida é aquela vontade imensa que sentimos de realizar algo e nos sentimos compelidos a entrar em ação por ele. Temos uma intuição de onde queremos chegar.

Enquanto você não encontra o propósito em sua vida, você vai sendo levado de acordo com as circunstâncias. Elas ditam seu humor, seu ânimo, sua fé, suas atitudes e até mesmo seu destino.

Por ser um norte, um direcionador, o propósito facilita a nossa tomada de decisão, pois sabemos pra onde queremos ir, então as alternativas que não nos levam pelo caminho do propósito são facilmente descartáveis.

Com nosso propósito identificado, temos mais disciplina e foco na ação. Temos mais facilidade para escolher o que faremos ou não.

A sensação de significado que o propósito proporciona nos tornamos mais resilientes (que se adaptam às quedas e mudanças) e temos mais energia para enfrentar os problemas.

Dessa forma, quando você direciona suas ações na direção do propósito, cria um estilo de vida que combina com a sua essência, exercitando sua paixão e suas habilidades, então se sentirá mais feliz e realizado, confiante e motivado.

A vida se torna mais leve e os desafios mais suportáveis.


Gostou desse passo? Sabe qual é o seu propósito?


Até o próximo artigo onde trago o próximo passo para iniciar um novo ciclo.


12 visualizações0 comentário
bottom of page