top of page

Primeiro passo para iniciar um novo ciclo - Autoconhecimento


O início de um novo ano pode causar uma mistura de sentimentos em muitas pessoas. Há aquelas que preferem fazer uma reflexão dos momentos vividos durante o ciclo que se encerra, contabilizando o que foi concluído e o que ficou pelo caminho. Porém, há quem se importa mesmo em virar a página e já focar nos planos que serão colocados em prática na próxima temporada. Existem também aquelas pessoas que sofrem só de pensar em como será o ano que está por vir, com seus desafios e metas. Por isso, segundo especialistas, é importante, mais do que nunca, o autoconhecimento.

Hoje estou aqui para trazer o primeiro passo para ajudar você, que deseja iniciar um novo ciclo nesse ano de 2021. Vamos lá então?


1º. Passo – Conhecer-se

O autoconhecimento é a consciência que alguém adquire de si mesmo. E é através do autoconhecimento que se consegue chegar ao objetivo de recomeçar quando se está iniciando um novo ciclo em sua vida. Quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade a gente se conhece muito pouco. Para fazer uma mudança de vida é importante conhecer seu corpo, seus pensamentos e sentimentos. Precisa aprender a prestar atenção ao que pensa e fala, às suas emoções, ao que está fazendo e como está fazendo. Qual o grau de coerência que você apresenta em seu dia a dia?

Para quem pretende iniciar o ano com pequenas mudanças, como ir à academia, fazer uma dieta ou fazer uma caminhada diária, primeiro é preciso ter a consciência e o conhecimento para entender o que é necessário mudar.

Se a gente pensar em começar a frequentar uma academia, é preciso saber primeiro qual a proposta. A ideia de ter que mudar remete muito a obrigação. E, se a gente vai por essa condição da obrigação, a gente deixa o nosso desejo de lado. Então o ideal é buscar esse autoconhecimento, reconhecer os nossos limites e permitir fazermos as nossas escolhas, mas de acordo com o nosso tempo, com a nossa rotina e com a nossa demanda. O auto-respeito é fundamental para a gente conseguir essas mudanças, principalmente desses novos hábitos.

Antes de decidir iniciar seu novo ciclo pare, pense, reflita e tome as melhores decisões baseadas em você, em seus desejos, seus gostos e no prazer que essas novas atitudes, ações e hábitos irão te proporcionar. Se for baseado em “obrigação” a tendência é desistir logo nos primeiros meses.

E ai, pronto para iniciar a caminhada em seu novo ciclo?

Então fique ligado e me acompanhe para conhecer os passos seguintes.

24 visualizações0 comentário
bottom of page