top of page

Aprendendo com as experiências - coisas ruins também nos fazem crescer


Apresento a vocês o terceiro passo para iniciarmos um novo ciclo. Esse passo é extremamente importante nesse processo, pois ele nos dará as bases que irão nos estruturar.

3º. Passo – Aprender com as experiências

As experiências vivenciadas compõem nosso estoque de vida do jeito que elas vêm acontecendo. Aprenda com o que você acertou e com o que você errou. Não perca tempo em lamentar-se ou em vangloriar-se. Não fique preso a coisas que aconteceram no passado. Elas já foram, já aconteceram, e o que ficou é o que você pode aprender com elas. Pergunte-se sempre: o que preciso aprender com este fato, com este acontecimento? Que vantagem posso tirar disso na construção de um novo tempo?


Nossa vida é permeada por uma sucessão de experiências negativas e positivas. Mas aquelas que não são positivas tendem a nos marcar mais, pois quando nos sentimos felizes e tudo está fluindo bem, focamos apenas no que está acontecendo. Porém, toda e qualquer experiência é necessária, pois são elas que nos ajudam a acertar os eixos da nossa vida, é por meio delas que aprendemos lições valorosas que nos ajudarão a fazer as melhores escolhas.


Aprender com as experiências malsucedidas nos permite discernir o que queremos do que não queremos para as nossas vidas. Ou seja, toda e qualquer experiência contribui para o nosso crescimento pessoal. O problema é quando as experiências ruins passam a controlar a sua vida, condicionando-o a não querer mais experimentar o novo, fazendo você evitar a dor a qualquer custo, causando sofrimento antecipado sobre os fatos.


Certas experiências podem ser dolorosas e nos afetar de maneira intensa. Mas você pode quebrar o círculo vicioso de auto piedade e sofrimento por ter vivido uma experiência ruim. Passe a vê-las como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Permita-se experimentar o novo, com coragem e alegria. Acredite no seu poder pessoal, pense positivo e sinta-se grato pelo o que a vida te oferece. Seja você o protagonista de suas escolhas!

Se sentir dificuldade em se libertar das experiências negativas, procure ajuda de um terapeuta, mas não desista de conquistar seus sonhos, jamais!


Até o próximo artigo.


10 visualizações0 comentário
bottom of page